No dia 19 de Março de 2012, a nossa cidade Inhumas fez 81 anos de emancipação política. Abaixo contaremos um pouco da sua história.
Em 1858 é construída a Fazenda Cedro que em julho teve seu primeiro posseiro. Este, a registrou como Goiabeiras e em 1896 passou a ser distrito.
Em dois de dezembro de 1908, foi promulgada a Lei nº 40 que dava nova denominação ao distrito que passou a chamar-se INHUMAS. Este nome, aliás, mais sugestivo e apropriado, nasceu do espírito influente do saudoso jornalista Moisés Santana que assim quis perpetuar na lembrança de todos o fato curioso de só aqui até então serem encontradas as taciturnas e interessantes inhuma ou anhuma, aves de porte elegante, quase negras, cujo canto desperta profunda nostalgia.
Em janeiro de 1930, Inhumas foi elevada à vila e em 1931 tornou-se município. A partir daí o município se desenvolveu com a ajuda dos imigrantes que se instalaram na região.
Os sírio-libaneses se dedicaram ao comércio e a construções, os japoneses se dedicaram à horticultura, os italianos se dedicaram à formação sócio-econômica, a agricultura e ao cultivo de café e os espanhóis se dedicaram à cafeicultura.
Ave Inhuma, que deu origem ao nome da nossa cidade (Inhumas). |
E para homenagear o aniversário de Inhumas, a professora Lellia e seus alunos do 2º Período C ornamentaram um lindo mural.
Mural em comemoração ao Aniversário de Inhumas, confeccionado pela Prof. Lellia e seus alunos do 2º Período C. |
Fontes: http://www.inhumas.go.gov.br/inhumas/historia.php
http://cidadebrasileira.brasilescola.com/goias/historia-inhumas.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário