quarta-feira, 18 de abril de 2012

DIA DO ÍNDIO



História do Dia do Índio
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de Abril?

Origem da data
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evente, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”. No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de Abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.




E em homenagem ao dia do Índio, a professora Luciana e seus alunos do 2º Período D, confeccionaram um lindo mural.




FONTE:
http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_indio.htm

terça-feira, 17 de abril de 2012

PÁSCOA

O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria.
Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.

OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA E SEUS SIGNIFICADOS

 A Vela
Representa o Cristo Ressuscitado que deixa o túmulo, radioso e vitorioso. Na Vela pascal, ficam gravadas as letras Alfa e Ômega, significando Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também ficam gravados no círio pascal. Nas casas cristãs, é comum o uso da vela no centro da mesa no almoço de Páscoa.

Trigo e Uva
Simbolizam o pão e o vinho da Santa MIssa e, por seu grande significado com a Trindade Santa, traduzem por excelência o símbolo Pascal. Para a ornamentação da mesa de Páscoa, nada mais indicado que um centro feito com uvas e trigo, entre cestas de pães e jarros de vinho.

Os Sinos
Cantam a alegria da Ressurreição expressa nos cânticos de Aleluia. Tocando festivo, anunciando novos tempos, alma nova nas criaturas.

O Peixe
O peixe é o mais antigo dos símbolos de Cristo. Se Cristo é o Grande Peixe, somos os peixinhos de Cristo. Isso quer dizer que devemos sempre viver mergulhados na Graça de Cristo e na Vida Divina, trazidas a nós pela água do Batismo, momento em que nascemos espiritualmente, como os peixinhos nascem dentro d'água.

O Cordeirinho
Na Páscoa da antiga Lei, era sacrificado um cordeirinho. No Novo Testamento, a vítima pascal é Jesus Cristo, chamado o Cordeiro Pascal.

O Girassol
O girassol tem um simbolismo especial, pois está sempre voltado para o Sol, astro-rei, assim como nossas almas, que devem estar viradas para o Divino - Sol, ou seja, Cristo Ressuscitou.

Os Ovos
O ovo, aparentemente morto, é o símbolo da vida que surge repentinamente, destruindo as paredes externas e irrompendo com vida. Simboliza a Ressurreição.

O Coelho
Símbolo da rápida e múltipla fecundidade da própria instituição, que está espalhada por toda a parte, reproduzindo fiéis: há um número incalculável de filhos de Deus, frutos da graça da Ressurreição.


Logo abaixo, está o mural comemorativo da Páscoa com os seus símbolos, ornamentados pela Professora Kelly e seus alunos do 1º Período C.



A Diretora Maria Erilânde e a Coordenadora Regina Duarte em todas as datas comemorativas oferecem sempre uma lembrancinha à equipe do Dentinho e na Páscoa não foi diferente. Olhem só que gracinha do coelhinho feito pela Regina.


 FELIZ PÁSCOA!!!!

FONTES: 
http://www.portaldafamilia.org/datas/pascoa/pascoasimbolos.shtml
http://pedagogiaseculoxxi.blogspot.com.br/2011/04/simbolos-da-pascoa-pascoa-possui.html

ANIVERSÁRIO DA VILA 31 DE MARÇO E PREFEITURA NOS BAIRROS

A execução do Projeto Prefeitura nos Bairros amplifica e diversifica o atendimento comunitário inhumense, levando aos moradores serviços médicos, palestras, atrações culturais, emissão de documentos, oficinas educacionais, eventos culturais, distribuição de mudas e outras atividades de melhoria urbana. 
A nossa escola se localiza na Vila 31 de Março e justamente no dia do aniversário da Vila houve a realização do Projeto Prefeitura nos Bairros, na praça.

Tia Edumaria entregando algodão-doce.


Professora Elma distribuindo pipocas.
Professora Manoelina na Oficina de Contação de História



Oficina de Dobradura.
Oficina de Modelagem de massinha.



Oficina de Pintura Artística.
Tia Sirley pintando o rostinho das crianças.



Oficinas de Dobradura e Contação de História.
Tia Lellia pintando o rosto das crianças.






















Para homenagear o aniversário da Vila 31 de Março, também foi feito um mural muito lindo com desenhos produzidos pelas crianças da nossa escola.



A equipe da Escola Municipal Dentinho de Leite deseja os Parabéns à Vila 31 de Março!!!


sexta-feira, 13 de abril de 2012

ANIVERSÁRIO DE INHUMAS

No dia 19 de Março de 2012, a nossa cidade Inhumas fez 81 anos de emancipação política. Abaixo contaremos um pouco da sua história.
Em 1858 é construída a Fazenda Cedro que em julho teve seu primeiro posseiro. Este, a registrou como Goiabeiras e em 1896 passou a ser distrito.
Em dois de dezembro de 1908, foi promulgada a Lei nº 40 que dava nova denominação ao distrito que passou a chamar-se INHUMAS. Este nome, aliás, mais sugestivo e apropriado, nasceu do espírito influente do saudoso jornalista Moisés Santana que assim quis perpetuar na lembrança de todos o fato curioso de só aqui até então serem encontradas as taciturnas e interessantes inhuma ou anhuma, aves de porte elegante, quase negras, cujo canto desperta profunda nostalgia.
Em janeiro de 1930, Inhumas foi elevada à vila e em 1931 tornou-se município. A partir daí o município se desenvolveu com a ajuda dos imigrantes que se instalaram na região.
Os sírio-libaneses se dedicaram ao comércio e a construções, os japoneses se dedicaram à horticultura, os italianos se dedicaram à formação sócio-econômica, a agricultura e ao cultivo de café e os espanhóis se dedicaram à cafeicultura. 

Ave Inhuma, que deu origem ao nome da nossa cidade (Inhumas).

E para homenagear o aniversário de Inhumas, a professora Lellia e seus alunos do 2º Período C ornamentaram um lindo mural.

Mural em comemoração ao Aniversário de Inhumas, confeccionado pela Prof. Lellia e seus alunos do 2º Período C.


Fontes: http://www.inhumas.go.gov.br/inhumas/historia.php
              http://cidadebrasileira.brasilescola.com/goias/historia-inhumas.htm