sexta-feira, 19 de outubro de 2012

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Independência do Brasil!

Durante um tempo, D.Pedro seguiu ordens da corte portuguesa, mas acabou percebendo que as leis vindas de Portugal pretendiam transformar o Brasil novamente em uma simples colônia.
Os políticos portugueses exigiram que D. Pedro voltasse imediatamente para Portugal. No Brasil, os defensores da independência iniciaram uma campanha pedindo que o príncipe regente permanecesse em nossa terra.
No dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro recebeu um abaixo-assinado pedindo-lhe que ficasse. Ele atendeu ao desejo do povo declarando: "Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação diga ao povo que fico".
Com esse ato, D.Pedro atendeu aos interesses dos ricos fazendeiros brasileiros.
D.Pedro permaneceu no Brasil e esse dia passou para a nossa história como o Dia do Fico.
Os brasileiros continuaram em campanha política para que o Brasil se tornasse independente de Portugal.
No dia 7 de setembro de 1822, D.Pedro fez uma declaração oficial de independência,afirmando assim seu acordo com os brasileiros. Nos meses seguintes, os brasileiros venceram facilmente o ataque das tropas portuguesas, com apoio inglês. Em pouco tempo, vários países da América, que já haviam se libertado do domínio europeu, apoiaram oficialmente nossa independência.
D.Pedro tornou-se o primeiro imperador do Brasil, com o título de D.Pedro I.
O Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes são exercidos pelo imperador ou rei.

E para homenagear esta data tão especial para nós brasileiros, as crianças confeccionaram esse lindo mural e cantaram o Hino da Independência.


Mural confeccionado pela Prof.ª Kely e seus alunos do 1º Período F.


Todos os alunos e funcionários da escola cantando o Hino da Independência.


FONTE: http://www.smartkids.com.br/especiais/independencia-do-brasil.html

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

VISITA AO CORPO DE BOMBEIROS

O dia do soldado é comemorado em 25 de agosto. Esta data foi escolhida em homenagem a um grande militar brasileiro (Duque de Caxias), que nasceu no mesmo dia, no ano de 1803, na Vila de Porto Estrela, Rio de Janeiro, hoje mais conhecida como Duque de Caxias.
Luis Alves de Lima e Silva era o seu nome verdadeiro e, como patrono do Exército do Brasil, lutou muito pelo nosso país, para defender nossos direitos, fazendo grandes conquistas.
Existem várias escalas de soldados, porém os mais conhecidos são os do exército: infantaria; cavalaria e artilharia. Existem ainda os soldados da marinha e os da aeronáutica, completando assim as forças armadas do nosso país.
Os soldados do corpo de bombeiros também são importantes, pois são especialistas em salvar vidas. Atendem pessoas em diversas situações de dificuldade, como em acidentes de trânsito, acidentes domésticos, socorrem crianças e animais, reviram escombros à procura de pessoas, apagam incêndios e exercem várias outras funções importantes para a população civil.
Algumas pessoas costumam passar trotes nessas instituições, prejudicando aqueles que estão precisando de ajuda, muitas vezes em perigo, correndo o risco de perder a vida. Isso não é correto, pois prejudica o trabalho desses profissionais tão sérios.
Os soldados devem ser respeitados e bem tratados pela população, pois são eles que fazem a guarda do nosso território, protegendo nossas terras, nossos ares e nossos mares.
Como há um batalhão do Corpo de Bombeiros na nossa cidade, as crianças dos 2º Períodos fizeram uma visita à esses heróis no dia 27 de Agosto de 2012.


As crianças abraçando um dos bombeiros.




















Alunos dos 2ºs Períodos.



Um dos alunos vestindo a roupa dos bombeiros.




















Bombeiros explicando para as crianças sobre o trabalho deles.




















Bombeirinho da Escola Dentinho de Leite.



FONTE: http://www.escolakids.com/dia-do-soldado.htm