O Congresso Nacional Brasileiro, oficializou em 1965 que todo dia 22 de agosto seria destinado à comemoração do folclore brasileiro. Foi criado assim o Dia do Folclore Nacional. Foi uma forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro. Desta forma, a cultura popular ganhou mais importância no mundo cultural brasileiro e mais uma forma de ser preservada. O dia 22 de agosto é importante também, pois possibilita a passagem da cultura folclórica nacional de geração para geração.
Comemoração
O Dia 22 de agosto é marcado por várias comemorações em todo território nacional. Nas escolas e centrou culturais são realizadas atividades diversas cujo objetivo principal é passar a diante a riqueza cultural de nosso folclore. Os jovens fazem pesquisas, trabalhos e apresentações, destacando os contos folclóricos e seus principais personagens. É o momento de contarmos e ouvirmos as histórias do Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto, Boitatá, etc.
Nesta
data, também são valorizadas e praticadas as danças, brincadeiras e festas
folclóricas.
Na nossa escola a semana do Folclore funcionou da seguinte forma: cada turma ficou responsável por um tema do folclore e desenvolveu trabalhos sobre esse tema.
Na nossa escola a semana do Folclore funcionou da seguinte forma: cada turma ficou responsável por um tema do folclore e desenvolveu trabalhos sobre esse tema.
Mural do Folclore, confeccionado pela prof.ª Lellia e seus alunos do 2º período A (Tema: Personagens do Folclore) |
Trabalho dos alunos do 1º período A - Tia Bruna Paula. |
Exposição de fotos dos alunos do 2º período B, participando de Brincadeiras Folclóricas. |
Trabalhos dos alunos do 1º período F - Tia Kely (Tema: Trava-Língua) |